Seguidores

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PLANO DE AULA OS CINCO SENTIDOS



FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA

CURSO DE PEDAGOGIA





PLANO DE AULA
OS CINCO SENTIDOS




LUCIANE BENEDITA DA SILVA
ROSANGELA DENISE DRABIK










FOZ DO IGUAÇU - PR
ABRIL, 2011






Plano de Aula

Titulo:

            Mural dos cinco sentidos.
Passeio em volta do CMEI.
Música com diferentes ritmos, música dos sentidos.

Objetivos:

            Trabalhar o raciocínio, observação, a concentração e a percepção dos diferentes objetos.
Perceber diferentes tipos de som.
Perceber toda a variedade das coisas que podem ser vistas na rua.
Desenvolver a percepção auditiva.
Expressar a música, sentimentos, comunicação, utilizando diferentes linguagens.

Material:

            Papel Kraft, fantoche, cola, tesoura, diferentes figuras, revistas, jornais panfletos, régua, fita adesiva, canetão. Corda. Aparelho de som, CD com músicas infantis.

Desenvolvimento metodológico:

            Iniciar a atividade com fantoche, falando e explicando cada órgão dos sentidos; os olhos para a visão, as orelhas para a audição, a língua para o paladar, o nariz para o olfato e a pele para o tato. A professora conversará com a turma, buscando sua interação e participação durante a atividade. Preparar um mural com papel Kraft, desenhar uma tabela com cinco colunas. Nomear cada coluna com um dos cinco sentidos, e um desenho representando cada órgão dos sentidos. Colar o mural na parede.
            Levar várias figuras que representam os cinco sentidos, no decorrer da atividade mostrar as figuras aos alunos e perguntar o que representa cada uma e a qual órgão dos sentidos se refere. A seguir perguntar aos alunos em qual coluna do mural deve se colocada a figura.
A professora forma uma fila com os alunos, segurando na corda.
Em seguida fazer o passeio fora do CMEI, conversando com os alunos sobre os diferentes sons. Ao retornar à sala de aula, a professora fará varias perguntas aos alunos, referente ao que eles observaram e ouviram durante o passeio.
Na sala de aula formar uma roda com os alunos.
Cantar músicas infantis com CD, fazendo gestos conforme o ritmo de cada música; música ‘Palminhas’, ‘Música dos Sentidos’, música da Xuxa ‘Estatua’.
Trabalhar o ritmo de cada música mostrando a diferença entre elas.

Avaliação:

A avaliação será contínua através da observação, participação e empenho dos alunos, no desenvolvimento das atividades propostas.







Plano de Aula

Titulo:

            Percepção de cheiro.
Sentir o gosto dos alimentos, azedo, doce, amargo e salgado.
Dia do Índio. Música ‘ Os Indiozinhos’. Pintura no rosto.    

Objetivos:

            Reconhecer diferentes tipos de cheiros; agradáveis, fortes, suaves, naturais e artificiais.
Utilizar o paladar para distinguir os diferentes sabores.
Visualizar as cores.
            Trabalhar a coordenação motora.
            Desenvolver a criatividade, estimular a imaginação.
            Conhecer os costumes dos índios.

Materiais:

            Pano, sabonete, pó de café, fruta; limão e abacaxi, bolo, perfume, flor, tempero, cravo e canela.
            Sal, açúcar, laranja, limão, banana verde e madura, água doce, água natural, fruta madura e fruta verde, pipoca e salgadinho, chocolate amargo, copo descartável.
            Lápis de cor, palitos de fósforo coloridos nas cores; vermelho, amarelo e verde. Cola branca, tesoura, tinta; pintura de rosto, lápis de cor: vermelho e amarelo, papel cartão.

Desenvolvimento metodológico;

            Organizar as crianças em volta da mesa. Fazer uma introdução sobre o assunto da atividade, ’olfato’. No momento em que for participar da atividade, cada criança terá seus olhos vendados para adivinhar os cheiros dos materiais que lhe for apresentado. Acertando, ganha palmas, errando escolhe outro para seu lugar.
            A professora deixa a criança provar cada um dos materiais; sal, açúcar, caldo de limão, bolo. Após a professora fará perguntas sobre os diferentes sabores provados.
            Todos os alunos participam da atividade.
Finalizando essa atividade será dado o bolo e a fruta madura para as crianças comerem.
            Para introduzir a atividade, fazendo comentários sobre os costumes, hábitos e a cultura indígena. Após, a professora entrega a folha fotocopiada com o desenho da indiazinha Iracema, fala para os alunos colorir e em seguida com o auxilio da professora irão colar palitos de fósforos coloridos nos lugares indicados.   Ao final dessa atividade os trabalhos serão expostos no varal da sala.
            Continuando com a atividade sobre os índios. A professora irá trazer máscaras confeccionadas de menino e meninas. As crianças vão molhar o dedo na tinta vermelha e amarela e pintar o rosto do colega o que sobrar a professora pinta. A máscara será pintada de lápis de cor, confeccionada pela professora.  Ao final da aula os alunos levarão pra casa suas máscaras.
Avaliação:
A avaliação será contínua através da observação, participação e empenho dos alunos, no desenvolvimento das atividades propostas.





Plano de Aula

Titulo:

            Cores. Tato; brincar de sentir diferentes texturas. Recreação; cobra-cega.         Dramatização de uma história infantil, as aventuras de chapeuzinho vermelho.

Objetivo:

            Reconhecer e visualizar cores.
            Desenvolver habilidades físicas, motoras.  
Fazer com que a criança perceba a importância do tato e do toque.
Trabalhar a memória do aluno.
Trabalhar o tato.
Possibilitar o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, ampliando  o vocabulário e a linguagem        .
Brincar com o fazer de conta.

Materiais:

            Balão nas cores; amarelo, vermelho e azul. Caixa de papelão, fita colorida, barbante, EVA vermelho, azul e amarelo.
Algodão, lixa, esponja, sabonete, caixa de papelão, TNT, papel colorido, canetinha, cola, sulfite.           Pano.
            TNT vermelho, branco, marrom, verde, EVA em diversas cores, CD com a história falada de ‘Chapeuzinho Vermelho’. Máscara com desenho do lobo mal.

Desenvolvimento metodológico:

            Na sala de aula o professor divide os alunos em três grupos identificados com as cores; amarelo, vermelho e azul.
            Cada grupo terá a identificação com um crachá feito de EVA nas cores, vermelho, azul e amarelo, amarrado com um barbante. Colocar um crachá em cada criança.
            Encher balões de modo que cada criança possa pegar um balão que tenha a sua cor de identificação.
O professor dará para cada grupo uma caixa, com a sua cor de identificação.
Cada grupo colocará balões dentro da caixa de acordo com a cor de seu crachá.
O grupo que terminar primeiro receberá como premio dois pirulitos para cada criança do grupo, os demais irão ganhar um pirulito.
            Confeccionar uma caixa surpresa, fechada, com um buraco apenas para caber as mãos das crianças.
            Dentro da caixa deve conter diferentes materiais como; algodão, lixa, esponja, sabonete.
            Pedir para que cada aluno coloque a mão dentro da caixa e fale o nome do objeto e diga o que sente, se é macio ou áspero.
            Colocar os alunos em círculos, chamar um aluno no centro, pegar uma cadeira para ele sentar, pedir para ele observar todos os seus colegas e depois vendar seus olhos.
A professora pega outro aluno sem falar seu nome, e coloca perto dele. O aluno que esta de olhos fechados deve passar a mão em volta do corpo de seu colega e examinar suas características, tentando adivinhar qual o seu nome. Segue a brincadeira com os demais alunos.
            Preparar um cenário em tecido TNT, decorado com uma paisagem de floresta feita toda em EVA.
Primeiramente os professores se vestem de chapeuzinho vermelho, lobo mal, vovozinha e caçador com fantasias confeccionadas com TNT.
            Os professores encenam a história de Chapeuzinho Vermelho acompanhando a narração da história tocada com o CD.

Avaliação:

A avaliação será contínua através da observação, participação e empenho dos alunos, no desenvolvimento das atividades propostas.

6 comentários:

  1. que bom é quase tudo o que eu queria, só faltou os referênciais teoricos. mas ai é querer demais nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que pudemos lhe ajudar com o nosso trabalho. nos proximos colocaremos os referenciais teoricos.

      Excluir
  2. so uma duvida quer dizer varias . onde entra a matematica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCULPE POREM NAO ENTENDI A SUA DUVIDA, MAS JA AVISO QUE A NOSSA AMIGA ROSANGELA MONTOU ESSE PLANO DE AULA PARA SER USADO NA EDUCAÇAO INFANTIL(MATERNAL II). ENTAO A PRINCIPIO NAO FOI CONSIDERADO A MATEMATICA.
      OBRIGADO PELO SEU COMENTARIO.
      E DEIXO AQUI UM PEDIDO SE VOCE TIVER TRABALHOS PESQUISAS RELATORIOS ATIVIDADES OU PLANEJAMENTOS E GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM OS LEITORES DO BLOG, PODE CARREGAR EM UMA CONTA DE ARMAZENAMENTO NA NET TAIS COMO GOOGLEDRIVE OU ONEDRIVE E ENVIE O LINK DE COMPARTILHAMENTO PARA O MEU EMAIL. SUA AJUDA SERA BEM VINDA AQUI NO BLOG.
      EMAIL. lucianedasilvamarques@gmail.com

      Excluir

Libya's Forbidden Deserts | Full Documentary | TRACKS

O vasto país desértico velado do Oriente pelo medo, preconceito e incompreensão. Adams segue as trilhas das 'carruagens de fogo' da ...